Cuidado com estalos nas articulações

Cuidado com estalos nas articulações

Os estalos podem promover o desgaste da cartulagem, um processo lento que pode trazer prejuízos futuros

Muitas vezes ao movimentarmos nosso corpo ouvimos um estalo em nossas articulações, alguns brincam com os dizeres “hoje acordei crocante”, pelo som produzido, outros, para aliviar a tensão produzem esses estalos voluntariamente o que pode ser prejudicial à saúde.

Nossas articulações são compostas de uma cápsula que as envolve, juntamente com tendões e ligamentos, dentro delas temos as cartilagens e o líquido sinovial, responsável pela lubrificação interna, essas estruturas funcionam em conjunto durante o movimento.

Quando esses estalos acontecem involuntariamente e sem dor, não há motivo para preocupação, podem ser causados por liberação de gases do líquido sinovial ou encaixe de tendões ou ligamentos durante o movimento (como se essas estruturas mudassem levemente sua posição e voltassem para o lugar).

Uma outra causa desses ruídos e que merece receber atenção profissional é o desgaste de cartilagens, nesses casos é preciso tratamento para evitar a progressão, geralmente esse tipo de estalo é acompanhado da sensação de ter areia dentro da articulação (crepitação) e pode ser indicativo de atrite ou artrose articular.

Na fisioterapia existe uma especialidade chamada osteopatia, que trabalha o alinhamento de segmentos ósseos através de manobras, a mais conhecida é o “thrust” que também produz o som de estalo. Apesar de parecer brusco o thrust é bastante delicado pois para realizá-lo é preciso colocar a articulação cuidadosamente dentro de seu padrão correto de movimento.

Quando estalamos nossas articulações voluntariamente nem sempre respeitamos esse padrão de movimento causando desde o espessamento do líquido sinovial, diminuindo mobilidade e flexibilidade, até pinçamento de vasos sanguíneos ou nervos resultando em diminuição da circulação sanguínea ou lesões nervosas com perda de sensibilidade e movimentos.

Estalar voluntariamente suas articulações pode trazer sérios riscos à saúde, especialmente na região do pescoço, por ser um local com muitas estruturas nervosas e importantes vasos sanguíneos responsáveis pela irrigação cerebral, portanto evite essas manobras e deixe o trabalho de alinhar estruturas ósseas para um profissional qualificado.

Por Augustus Moraes

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.