Dica H30: Alongamento e os benefícios para seu corpo

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Dica H30: Alongamento e os benefícios para seu corpo


O alogamento traz importantes benefícios para o corpo e a mente

ALONGAMENTO! Algo que passa desapercebido por parte dos praticantes de esportes, principalmente na musculação.
O alongamento já é um exercício, uma pratica que traz agilidade e elasticidade ao músculo. Um exercício importante para o funcionamento do corpo, uma vez que quanto mais alongado, melhor será a qualidade de seus movimentos.
Existem alongamentos específicos para cada região, e dependendo do treino pós alongamento, uma determinada área será trabalhada e isso deverá seguir orientação de um coach ou treinador.
Importante frisar que o alongamento traz benefícios para o dia a dia, com melhora nos rendimentos das atividades cotidianas e promove uma correção na postura e a recuperação muscular, importante com o passar dos anos e que requer atenção já na fase dos 30, quando os músculos começam a perder elasticidade.
O alongamento e a prevenção de lesões é um assunto polêmico, existem linhas de pensamento que acreditam que alongar não reduz chances de lesões, e pode prejudicar a performance do atleta, mas esse assunto ainda é muito discutido. Eu mesmo não me sinto confortável em praticar o Crossfit sem a sessão de alongamento antes do treino.

O fisioterapeuta e instrutor de pilates Augustus Moraes falou sobre o assunto: “O alongamento otimiza a contração muscular, tornando-a mais efetiva, também aumenta o fluxo sanguíneo para musculatura, promovendo um pré-aquecimento da mesma, é uma espécie de preparo para o corpo antes do treino. Outra questão é que a falta de flexibilidade pode causar lesão, uma vez que a mobilidade de algum seguimento do corpo diminui outra região poderá ser sobrecarregada, nosso corpo é todo interligado, tudo se resume ao equilíbrio entre força e flexibilidade para a manutenção de uma musculatura saudável e articulações estabilizadas”.
Para os que curtem, assim como eu, o recomendado é aquecer o corpo antes de qualquer atividade física e evitar alongamentos mais pesados!
Procure sempre orientação, seja na musculação ou em qualquer outra atividade física. Alongar em parques e espaços ao ar livre, além de benéfico para o corpo, trabalha a mente e relaxa. O Augustus Moraes é instrututor de pilates no Studio Prisma e na Action 360, no Paraíso, em São Paulo – SP.

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