Mente sã, corpo são!

Mente sã, corpo são!

A saúde mental é um dos pilares para uma vida plena


O nosso bem-estar envolve uma série de cuidados relacionados a nossa saúde. Tão importante quanto cuidar do físico é tratarmos bem da nossa saúde mental, esse assunto ainda é considerado um tabu, por ser muito relacionado à doenças mentais, o que não é necessariamente correto pois nossa saúde mental é muito mais ampla que a presença ou ausência de doenças mentais.

A forma como reagimos às exigências da vida e como harmonizamos nossos desejos, capacidades, ambições, idéias e emoções é diretamente relacionada à saúde mental.

Setembro é o mês pela conscientização da população mundial sobre a realidade do suicídio, um problema considerado de saúde pública e que faz uma vítima a cada 45 segundos no mundo. É a campanha SETEMBRO AMARELO, essa iniciativa surgiu para mostrar que em mais de 90% dos casos existe prevenção, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). E é conversando sobre o assunto que podemos entendê-lo e saber quando é preciso buscar ajuda.

Ser mentalmente saudável é compreender que não somos perfeitos, iremos vivenciar diariamente uma série de emoções e situações desafiadoras, mas é possível enfrentar os desafios e mudanças da vida com equilíbrio emocional.

Todos podemos apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida e buscar ajuda é um ato de coragem. Psicólogos e psiquiatras são os profissionais capacitados para ajudar a lidar com os conflitos, traumas ou transições importantes na vida.

Compartilhando algo bastante pessoal, eu também precisei buscar ajuda, na época não conseguia lidar com minhas emoções, estava sempre triste, tinha dificuldades para dormir, trabalhar, me concentrar e o simples fato de esperar em uma fila de banco me gerava uma ansiedade incontrolável. Comecei fazer análise, precisava me entender, trabalhar as causas do meu sofrimento e ansiedade. O que eu levo dessa experiência é que buscar ajuda é necessário, o auto-conhecimento me permitiu crescer, melhorar, aprendi e aprendo até hoje a lidar comigo mesmo e com a vida.

Então converse, busque ajuda, você não está sozinho, a perspectiva de um profissional capacitado irá te direcionar nos caminhos para uma vida plena e saudável.

Por Augustus Moraes

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.