Respire fundo! É apenas uma cãibra

Home / Colunas / BEM-ESTAR / Respire fundo! É apenas uma cãibra

Esse grande desconforto que atrapalha o seu treino pode ter causas sérias! Saiba como evitá-las.

Elas acontecem quando menos se espera e te pegam totalmente despreparado! De repente surge aquela contração muscular tão intensa que parece que seu músculo está dando um nó! Isto é uma cãibra.
As cãibras são espasmos musculares involuntários que podem durar alguns segundos ou minutos, e quem já teve sabe como podem ser doloridas! Com meus alunos nas salas de Pilates elas são muito comuns nas panturrilhas e nos dedos dos pés, mas também podem aparecer em coxas, abdome, mãos e até mesmo no pescoço.
Mais frequentes durante a atividade física, podem surgir também à noite, atrapalhando seu sono. Esses espasmos não têm uma causa definida, mas estudos relacionam cãibras com a falta de condicionamento físico ou desequilíbrio de vitaminas e sais minerais como sódio, magnésio, cálcio e potássio, podendo ser também indicativos de problemas mais sérios como diabetes, lesões vasculares ou problemas neurológicos.
Ao contrário do que se pensa, durante uma cãibra não se deve alongar o músculo com força para evitar uma lesão maior e sim fazer um alongamento leve, massageando a região com movimentos circulares.
Para evitá-las é preciso tomar cuidado com a alimentação, repondo vitaminas e minerais, tomar água e isotônicos para manter-se hidratado, não exagerar na atividade física e respirar corretamente durante o exercício. Caso as cãibras sejam muito frequentes a indicação é procurar um médico.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.