SAÚDE: Você sabe quais são so sintomas de contágio do HIV?

Home / Colunas / SAÚDE: Você sabe quais são so sintomas de contágio do HIV?
SAÚDE: Você sabe quais são so sintomas de contágio do HIV?

As causas são similares aos sintomas de uma gripe e requer atenção

Vamos falar mais um vez de HIV sim! Um tema que deveria ser tratado com naturalidade, assusta. Após último post sobre o tema, mais de 300 pessoas deixaram de seguir o blog, o que causou espanto, mas não nos intimidou. Lembre-se, o tema pode e deve ser tratado com leveza.
O assunto da vez tem haver com sintomas da AIDS e o contágio pelo HIV. O terapeuta especializado no assunto, e também portador do vírus, @Filipe.Estevam.leve publicou um post alertando sobre os sintomas iniciais, que aparecem quando a pessoa entra em conta com o vírus, chamado de Síndrome Retroviral Aguda. Atente-se:
– Febre alta,
– Dor de garganta,
– Linfonodos indolores no pescoço e nas axilas,
– Úlceras na boca,
– Manchas vermelhas na pele,
– Perda de peso,
– Diarreia,
– Suores noturno.
Essa síndrome nada tem haver com a AIDS, refere-se ao contato inicial da pessoa com o vírus. Esses sintomas somem e o HIV pode não se manifestar por anos, até evoluir para o quadro de AIDS, que é a doença manifestada. Entenda, uma pessoa pode conviver uma vida toda em tratamento com o vírus, sem desenvolver a AIDS, que destrói e ataca as células de defesa, deixando o organismo vulnerável à infecções.

Ainda segundo Filipe, a atenção aos exames é fundamental, uma vez que os sintomas iniciais podem ser confundidos inclusive com uma gripe. Importante lembrar que o HIV não se transmite em contato através do beijo, ao dividir um talher ou usar o mesmo banheiro. O preconceito e falta de informação leva milhares de pessoas à enfrentar o vírus com maior dificuldade, então não seja essa pessoa que contribuí para o preconceito, ok? E lembre-se, um portador com carga viral indetectável e em tratamento, não transmite o HIV, logo, seja parceiro e não abandone alguém simplemente por ele ser portador do vírus!
O Filipe Estevam é terapeuta especializado em atender pacientes que atravessam esse momento e pode te auxiliar em caso de qualquer dúvida. Mande uma direct para ele e vamos debater mais sobre o assunto!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.