Você já ouviu as palavras “assoalho pélvico”?

Home / Colunas / BEM-ESTAR / Você já ouviu as palavras “assoalho pélvico”?
Você já ouviu as palavras “assoalho pélvico”?

Conheça a importância dessa musculatura para seu corpo

Pense na seguinte situação: quando você precisa desesperadamente ir ao banheiro mas não tem nenhum à vista, o músculo que está trabalhando incansavelmente para te salvar de algum “acidente” se chama períneo ou assoalho pélvico, ele se localiza na pelve (região do quadril) e sustenta todos os órgãos dentro do abdome.

Com o passar dos anos, é natural que, se não for estimulada, nossa musculatura sofra uma perda gradual de força, e com o períneo não é diferente. Fatores associados à idade como gestação ou sequelas do parto normal podem ser a causa de grande desconforto para mulheres, porém, homens também podem sofrer com a fraqueza do assoalho pélvico, essa fraqueza é a causa mais comum dos casos de perda de urina durante esforços como pegar peso, tossir ou espirrar, o que chamamos de incontinência urinária.
Existem técnicas na fisioterapia voltadas para o fortalecimento dessa região, são os chamados exercícios de kegel, e um dos benefícios deles é também a melhora no desempenho sexual.
Como o períneo também faz parte do nosso power house, a execução correta dos exercícios em aulas de pilates exige estímulo e contração dessa região, tornando-a forte e consciente, garantindo que você sempre consiga chegar a tempo no lugar certo quando a natureza chama!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.