Elas cresceram! #Divas

Home / Notícias / Nacional / Elas cresceram! #Divas

Por Pedro Pitanga
As chamadas “neo-divas” ganharam espaço, gozam de popularidade e se destacam entre as mais cogitadas cantoras da cena eletrônica nacional
O ano de 2011 foi marcado como o mais importe para a cena eletrônica nacional, a popularidade de projetos, a consagração de estrelas veteranas como Lorena Simpson e Amannda, o surgimento de novos DJs e o lançamento de novas estrelas que até então passavam apenas de promessas para o segmento eletrônico, Nicky Valentine, Paula Bencini, Lu Guessa e Natalia Damini.
Com estilos próximos, parcerias com nomes de destaque nas pistas e músicas que embalavam as noites nos clubes do Brasil, as “neo-divas”, apelido dado pela mídia LGBT e adotado pelas cantoras e o público, começaram seus projetos ainda em 2010 com o lançamento de Emotions por Paula Bencini em parceria com Tommy Love, Take a Chance de Lu Guessa com Filipe Guerra, Give Me Some More de Nicky Valentine com DJ Moraes e Feelin’ The Love de Natalia Damini com Alahin, apadrinhada por Alex Dubbing.
Os singles cresceram nas pistas, Guessa, Damini e Bencini, se destacaram logo no primeiro semestre de 2011, já Valentine teve o reconhecimento com o lançamento de seu segundo single “Deep My Heart”, fruto da parceria com Mister Jam, apresentada ao público em Junho com lançamento oficial em Julho. Apesar da proximidade sonora e o grande destaque obtido na mídia, pistas e no segmento, as cantoras tiveram que provar, cada uma, seus diferenciais, talento e provar que seriam nomes fixos no meio eletrônico.
Paula Bencini deu segmento na parceria comercial com Tommy Love, após Emotions, Your Are The One veio como segundo single do projeto e logo “I Feel You Tonight”, atual música de trabalho. Porém a grande resposta na carreira da brasileira veio na parceria inusitada com o DJ Lapetina, o lançamento de “Masoquist” aconteceu entre agosto e setembro, estourou nas pistas e alavancou a carreira da cantora. Com o sucesso da faixa, Paula foi contratada pela agência “The Keep” e quase um ano após o lançamento, a música é destaque nos clubes e colocou a cantora no palco da The Week, show amplamente divulgado e comemorado pela estrela nas redes sociais. Um videoclipe para a faixa e novos singles em parceria com Lapetina, fazem parte dos projetos para 2012.


Após o sucesso de Feelin´The Love, Natalia Damini apostou em elementos mais “comerciais”, singles com levada pop, letras expressivas que a aproximaram do público LGBT como uma das principais referenciais nacionais, entre as cantoras do segmento. Your Lies lançado em parceria com Allan Natal foi seu segundo single, com mais de 170 mil views no YOUTUBE, a faixa consagrou a artista que logo lançou It´s Over em parceria com a dupla Altar, um dos maiores lançamentos de 2011 com ampla publicação nos meios, o videoclipe para a faixa foi eleito pelo portal VIPADO, o melhor para cena eletrônica nacional. O sucesso da morena natural de Fortaleza, chamou a atenção de Mister Jam, um dos maiores produtores do Brasil, que rendeu o atual single da cantora, o primeiro voltado ao segmento pop, Can´t Be Without U.


Nicky Valentine, aproveitou o sucesso de Give Me Some More na pista da The Week, se aproximou de Mister Jam e emplacou o hit “Deep In My Heart” na trilha sonora de Malhação da TV Globo. Com remixes de nomes como Rafael Lelis, Edson Pride e Tommy Love, a faixa ganhou destaque e preparou a cantora para o que seria seu maior e mais bem-sucedido single para cena. Call Me Bitch, música composta pela cantora, chegou ao mercado em Dezembro de 2011 com show na popular boate E-Dub. Pela primeira vez uma música colocava duas cantoras do segmento eletrônico nacional em uma mesma faixa. Call Me Bitch juntou os vocais de Nicky Valentine com os Natalia Damini, que foi convidada para uma participação no single ainda em Abril, quando lançava Your Lies. A música foi assinada por Patrick Sandim e hoje se destaca como uma das faixas mais executadas nas pistas em todo o Brasil. Valentine, já se prepara para um novo single e tem como meta superar o sucesso de Call Me Bitch.


Lu Guessa, a única carioca das “neo-divas”, conheceu o sucesso nacional com o lançamento de “Take a Chance”, um dos hist mais executados nas pistas em 2011. A faixa virou “mania” nacional e é cantada por todos os gays nos shows de Guessa pelo Brasil. Logo no primeiro single, Lu Guessa se destacou como referência, abusou da imagem forte e expressiva e subiu ao palco com guitarra, provando sua versatilidade musical. Seu segundo single foi “Out Side”, lançado com Tannuri e atualmente a cantora trabalha “Touch My Self”, que resgatou a parceria com Guerra e teve seu lançamento há algumas semanas.


Apesar de seguirem em caminhos diferentes, as novas divas da música eletrônica, foram as responsáveis por uma mudança estrutural na cena eletrônica e no amadurecimento dos projetos nacionais, o investimento das produtoras, a evolução dos DJs e a procura do publico por novos nomes, consagraram as artistas não mais como “neo-divas” e sim como referências em qualidade visual, comercial e musical.
Ouça os atuais singles Nicky, Natalia, Paula e Lu Guessa. Confira a evolução e a diferença no estilo e na musicalidade de cada uma das estrelas BRASILEIRAS:
Natalia Damini:

Nicky Valentine:

Lu Guessa:

Paula Bencini:

Comente: