Escolher o calçado ideal também reflete na saúde do homem

Escolher o calçado ideal também reflete na saúde do homem

Conforto e estilo são a combinação perfeita para os cuidados com os pés e a postura.

A escolha do calçado correto não tem haver apenas com mulheres, mas também com homem

Muitos acreditam que a escolha do sapato ideal é sinônimo de estilo, no entanto escolher o calçado correto é também uma questão de saúde.

Durante o dia passamos bastante tempo em pé, trabalhando, caminhando ou praticando esporte e o peso do nosso corpo é sustentado na planta dos pés recebendo diretamente o  impacto que vem do solo, daí a importância de escolher o calçado adequado para cada ocasião.

Esse impacto gerado pelo contato entre os pés e o solo passa diretamente pelas articulações dos tornozelos, joelhos, quadris chegando até a coluna, e as consequências do uso de calçados inadequados variam desde calos e bolhas nos pés, alterações na anatomia dos ossos causando deformidades como joanetes, desgaste irregular de cartilagens, inflamações, entorses e até mesmo problemas na coluna.

Mulheres podem sofrer muito pelo uso dos saltos altos, mas homens também desenvolvem sérios problemas por conta dos calçados. Para prevenção precisamos primeiramente pensar no conforto, calçados muito apertados ou muito largos podem alterar a forma como caminhamos portanto é preciso escolher a numeração correta e o formato de sapato que não aperte o pé em nenhuma região, a estabilidade também é muito importante para evitar entorses nos tornozelos e joelhos.

Assim como o salto muito alto é prejudicial às mulheres, sapatos muito baixos e muito planos aumentam o risco de lesões para homens, o ideal são os calçados com elevação entre 2 a 3 centímetros na área dos calcanhares para uma melhor distribuição do peso corporal na planta do pé. Um outro fator a ser considerado é o amortecimento, uma vez que a planta dos pés recebe impacto constante, é fundamental que o calçado tenha um sistema amortecedor eficiente.

Para a atividade física os tênis são ideais, além de pensar no conforto, estabilidade e amortecimento também é preciso escolher o modelo que dê mobilidade aos pés considerando o tipo de atividade, por exemplo para correr é preciso modelos mais leves, outras atividades podem exigir mais estabilidade.

Portanto na próxima compra além de escolher o calçado que dê um “up” no estilo pense também naquele que irá contribuir para a sua saúde.

Por Augustus Moraes

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.