Limpeza de pele: Mitos e verdades sobre a pele oleosa

Limpeza de pele: Mitos e verdades sobre a pele oleosa

Cuidados básicos e diários com a pele oleosa

O cuidado com a pele é importante e precisa ser diário, principalmente as oleosas, que possuem uma hiperprodução de sebo pelas glândulas sebáceas. Isso pode acontecer por predisposição genética, alimentação inadequada ou medicamentos.

A limpeza de pele é um procedimento que traz muitos benefícios, entre eles desobstruir os poros, diminuindo o sebo produzido pela pele, desintoxicar a região, ele também rejuvenesce as células, eliminando igualmente os cravos e espinhas. 

Recebi muitas dúvidas de como cuidar da pele oleosa, qual o melhor procedimento ou produto. Pensando nisso, separei alguns mitos e verdade sobre o assunto.

Água quente é ruim para o rosto? Verdade!

Lavar o rosto com água muito quente estimula as glândulas sebáceas, fazendo com que elas produzam mais sebo, deixando assim a pele mais oleosa. O recomendado é lavar o rosto com água morna. 

Não precisa de hidratação? Mito!

Toda pele precisa de hidratação, para oleosa é preciso escolher um produto que deixe a região mais seca, nutrida e que, ao mesmo tempo, ajude os poros dilatados e as manchas. É importante consultar um dermatologista, ele saberá qual o tipo certo de hidratante para sua pele. 

Pele oleosa precisa lavar muitas vezes ao longo do dia? Mito!

Para quem tem a pele oleosa, lavar o rosto duas vezes ao dia já é o suficiente para remover o excesso de oleosidade. Limpar o rosto inúmeras vezes durante o dia pode exigir uma reposição de sebo ainda maior, deixando seu rosto mais oleoso.

Pessoas com a pele oleosa também têm o cabelo oleoso? Verdade!

A oleosidade é causada pelas glândulas sebáceas, que ficam localizadas nas costas, rosto, tórax e no couro cabeludo. É natural a produção do sebo, mas pode ser agravado por excesso de hormônios ou maus hábitos como má alimentação, muita exposição ao sol ou até o uso de medicamentos. Caso a causa da oleosidade seja o excesso de hormônios ou uso de medicamentos, a oleosidade pode estar sim presente no couro cabeludo. 

Protetor solar aumenta a oleosidade? Mito!

Usando o protetor solar, além de proteger sua pele dos raios solares, ele também pode ajudar com a oleosidade, mas para isso acontecer é preciso consultar um dermatologista e descobrir qual o melhor filtro para seu tipo de pele. 

Má alimentação causa oleosidade? Verdade! 

Nossa pele precisa de alguns nutrientes, vitaminas e antioxidantes que ajudam a pele a ficar mais bonita e saudável. Fazer o consumo de alimentos inadequados pode aumentar a produção de insulina pelo nosso corpo, aumentando assim a oleosidade da pele.  

É importante consultar um dermatologista caso a oleosidade persista. 

No Estética Para Homens é possível fazer todos os procedimentos citados, agende uma avaliação.