O retorno à atividade física no pós-férias

O retorno à atividade física no pós-férias

Reduzir a intensidade dos exercícios é fundamental para evitar lesões após um tempo parado

Passado o período de festas e férias é hora de retomar a rotina de trabalho e compromissos e também fazer o retorno às atividades físicas.

A frase que mais ouço nos studios de Pilates nessa época é “estou enferrujado”, essa sensação pode ser explicada pela fisiologia do exercício uma vez que estudos demonstram que um indivíduo praticante regular de atividade física pode perder até 7% de seu condicionamento físico em cerca de duas semanas sem treinar, em um mês a perda pode chegar a 16%.

Realmente o retorno aos exercícios pode ser um pouco difícil, porém não tenha pressa, o importante é passar por um período de adaptação antes de retomar treinos mais intensos, pense em uma atividade 50% mais leve para que o corpo vá entrando no ritmo sem risco de lesões.

Outros pontos importantes são o acompanhamento por um profissional habilitado, regularidade da atividade, atenção redobrada à hidratação, alimentação balanceada e respeitar o descanso, procure ouvir os sinais do seu corpo, caso sinta dores musculares intensas após o primeiro treino é sinal de que é preciso diminuir a intensidade.

Com meus alunos no Pilates procuro iniciar as atividades pós-férias trabalhando bastante capacidades como respiração, mobilidade e flexibilidade, é uma forma de despertar a musculatura e prepará-la para aulas mais intensas.

Portanto retorne com calma, sem pressa, em pouco tempo seu corpo estará pronto e bem condicionado para retomar a intensidade antiga e evoluir de forma saudável.

Por Augustus Moraes

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.