Contrologia: o princípio que otimiza o movimento

Contrologia: o princípio que otimiza o movimento

Contrologia é importante dentro das aulas de Pilates para melhorar a qualidade dos seus exercícios

Contrologia: o princípio que otimiza o movimento.

Ter controle sobre os movimentos para a prática do Pilates é um princípio fundamental, tanto que inicialmente o método era chamado de contrologia. Mas como a contrologia pode te auxiliar nas atividades diárias e também em outras modalidades físicas?

Essa capacidade parte do princípio de que a mente guia o corpo, portanto todo movimento precisa ser consciente. É justamente essa consciência que nos permite entender como fazer determinado movimento usando a musculatura correta, sem uso exagerado de músculos acessórios, ou seja com menos compensações.

Essa consciência corporal que resulta do entendimento de quais cadeias musculares precisamos contrair para o movimento ajuda na melhora da postura em vários aspectos, é uma espécie de aprendizado para nossas atividades, sejam elas no trabalho, caminhando, no mercado ou mesmo relaxando.

A contrologia ainda otimiza o exercício diminuindo o gasto energético pois para cada movimento somente os músculos corretos estarão ativos. Fazer movimentos mais controlados, com menos explosão também possibilita contração de mais fibras musculares em exercícios de força, bem como sustentar um padrão de flexibilidade por mais tempo. Ao usar a contrologia deixamos a musculatura mais forte e também mais alongada.

Em suma levar a contrologia para fora da sala de Pilates e associá-la ao nosso dia a dia ou em outro tipo de atividade física traz grandes benefícios para o corpo, prevenindo lesões, melhorando a qualidade de nossos exercícios e trazendo a sensação de bem-estar.

Por Augustus Moraes