Os riscos para os atletas do final de semana

Os riscos para os atletas do final de semana

Deixar a atividade física somente para o sábado ou domingo, ao invés de manter a saúde pode sobrecarregar o corpo

Vivemos em um mundo acelerado, bombardeados por informações e compromissos a todo momento, muitas vezes falta tempo para a atividade física durante a semana e a solução é usar o sábado ou o domingo para se exercitar, correto? Errado! Tornar-se um atleta de final de semana pode ser prejudicial à sua saúde.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) é ideal realizar ao menos 30 minutos de atividade física moderada 5 vezes na semana, ou 20 minutos de atividade vigorosa 3 vezes com períodos de descanso para manter a saúde.

Basicamente, seu corpo precisa de ritmo e regularidade para atingir o condicionamento e a sobrecarga de exercícios em um só dia pode trazer problemas musculares, articulares e comprometer o sistema cardiorrespiratório.

Estudos mostram que um indivíduo sedentário ao fazer atividade física em um só dia da semana aumenta em 8 vezes o risco de infarto, isso ocorre pois durante o exercício é preciso bombear mais sangue para a musculatura, quando não há condicionamento essa sobrecarga irá demandar um esforço exagerado pelo coração que também não está habituado a trabalhar naquele ritmo.

Também durante o exercício para o qual não estão preparados, os atletas de final de semana ficam mais propensos à quedas e entorses causados pela falta de fôlego, tonturas ou pela falta de reforço muscular o que pode resultar em lesões articulares, rompimento de tendões, estiramentos ou contraturas musculares.

Portanto o final de semana pode até pode ser reservado para aquela corrida no parque ou para o futebol com os amigos, porém é preciso ter uma rotina de exercícios durante a semana para que o corpo tenha respaldo físico para essas atividades e seu corpo desfrute dos benefícios da atividade física.

Por Augustus Moraes

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