Propriocepção é o que define o equilíbrio e consciência corporal

Propriocepção é o que define o equilíbrio e consciência corporal

Interpretar e conhecer sobre a propriocepção pode te auxiliar na atividade física

Atividade física e consciencia corporal estão ligados a propriocepção

Propriocepção! Uma palavrinha que mais parece um trava-línguas, mas que é uma grande aliada dos seus treinos. Se define como a capacidade do nosso corpo de sentir, interpretar e interagir com o movimento e a posição das nossas articulações no espaço, basicamente é a forma que o corpo processa informações para manter-se equilibrado.

Ela acontece através de sensores proprioceptivos localizados dentro de nossos músculos, tendões, ligamentos e articulações que captam informações sobre a posição do corpo no espaço, é através deles que o cérebro entende quais músculos devem ser ativados para manter o equilíbrio.

Para a fisioterapia treinar a propriocepção é fundamental para recuperação de lesões ortopédicas, melhorando a estabilidade do corpo e também para a prevenção de lesões como entorses.

Os treinos proprioceptivos são aqueles em que desafiamos nosso equilíbrio, podendo ser realizados no solo ou sobre superfícies instáveis como bola, bosu ou disco proprioceptivo, eles dever ser realizados de forma ordenada, com objetivos claros e acompanhados por um profissional.

Uma propriocepção bem desenvolvida além de estabilizar o corpo e prevenir lesões também melhora a consciência corporal otimizando o movimento, por isso os treinos ficam mais seguros e ganham maior efetividade.

Preferencialmente os treinos proprioceptivos devem ser realizados logo no início das séries de exercícios, para que a musculatura não esteja fadigada durante sua execução, evitando lesões, também é importante direcionar esses estímulos, por exemplo se o treino é de pernas, trabalhar propriocepção em core e membros inferiores antes dos estímulos com carga.

Trabalhar estímulos proprioceptivos nem sempre recebe a atenção necessária por praticantes de atividade física, no entanto essa é uma ótima forma de prevenir lesões e preparar o corpo para o movimento aumentando assim a efetividade dos treinos.

Por Augustus Moraes

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.