Homens de 30: A falta de atenção no treino pode trazer lesões

Homens de 30: A falta de atenção no treino pode trazer lesões

Nas últimas semanas tive a minha rotina de treinos interrompida e o motivo? Uma lesão. No vídeo em destaque, o momento em que eu de forma irresponsável cometi o erro mais comum entre os que treinam, não se atentar aos detalhes, orientações e observações dos coaches.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Meu erro foi primario e serve de alerta, pois a recuperação pode jogar no lixo meses de treino! Ao me dedicar uma semana inteira aos treinos intensivos, eu consegui realizar o muscle up, um famoso exercício no CrossFit e como não filmei, resolvi repetir o movimento para um post no instagram. Com o corpo já debilitado, deixei para o dia seguinte e sem nenhum aquecimento, tentei realizar a ação, uma, duas, três vezes, até que senti o impacto no ombro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Resultado é um ombro lesionado, exercícios de fisioterapia, ultrassom e muita paciência. O motivo do post é chamar a atenção para essas falhas que cometemos ao não nos atentarmos aos limites do corpo, as orientações básicas e a crontologia, que é ter o controle dos movimentos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Contrologia é o princípio de que a mente guia o corpo, portanto todo movimento precisa ser consciente. É justamente essa consciência que nos permite entender como fazer determinado movimento usando a musculatura correta, sem uso exagerado de músculos acessórios, ou seja com menos compensações. Mesmo nos exercícios que demandam explosão muscular é preciso controle e consciência corporal, como foi dito no texto, é preciso seguir as orientações de um profissional e respeitar a técnica para chegar a bons resultados, um outro fator muito comum em quem se lesiona fazendo treinos avançados é se esquecer do fortalecimento básico, que oferece suporte para o corpo, preparar a musculatura é fundamental”, explica o fisioterapeuta e professor de pilates Augustus Moraes.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Homens de 30 (@homensde30) em


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tanto no Crossfit como em qualquer atividades esportiva, a propensão as lesões existem e quanto mais familiarizados com o movimento estamos, maiores são as chances e o motivo é a falta de atenção.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estar atento ao movimento, aos alongamentos, aquecimento e solicitar a presença de profissional é indispensável, mesmo em treinos de musculação. Lembre-se, um erro pode lesionar e te colocar de molho por semanas. Eu já retomei meus treinos, mas ainda debilitado, com 3 kg a menos e nem previsão de retorno à carga de peso passada. Não seja o próximo, fique atento!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.