NOVEMBRO AZUL: O mês da conscientização das doenças masculinas

NOVEMBRO AZUL: O mês da conscientização das doenças masculinas

Além do câncer de prótata, doenças mentais como estresse e depressão estão na campanha

Novembro Azul. Campanha visa cocientizar homens sobre a importancia da prevenção

Mês de novembro é dedicado a nós homens com a campanha Novembro Azul, que visa conscientizar e promover ações de prevenção, tratamento e quebra de preconceitos com a saúde do homem. É simbolizada pelo homem de bigode (foto do post ilustrativa), está diretamente ligada ao câncer de próstata, mas também tem relação com saúde mental, que envolve depressão, ansiedade, distúrbios de imagem e alimentar.

Que nós homens somos bichos complicados quando se fala em saúde, isso todo mundo sabe! Na maioria das vezes a solução fica para última hora e deixamos a situação tomar um tamanho maior que o necessário, mas em algumas ocasiões, principalmente após os 30 anos, o esperar pode significar a diferença entre viver e morrer.

Nós, homens de 30, que viemos de uma geração mais aberta, com debates mais livres e assuntos tratados com mais naturalidade, temos a obrigação moral de levar a informação a diante e garantir que nossos pais, avós, tios – seja qualquer homem que amamos, estejam abertos aos exames e cuidados, afinal esse incentivo é uma questão de amor.

O câncer de próstata mata 1 pessoa a cada 40 minutos no Brasil. Um a cada 06 homens serão diagnosticados com a doença e é o segundo câncer mais recorrente entre homens, o sexto mais mortal. Falando de depressão, ela tem assustado não apenas homens maduros, mas as redes sociais e o contato com essa realidade irreal promovida no Instagram, tem levado jovens de 14 a 35 ao desespero por não conseguir se enquadrar nessa ilusão, o suicídio tem crescido em números assustadores e em grande parte por jovens.

O preconceito em cima da saúde mental, ainda é o que afasta as pessoas do tratamento, por isso ter atenção ao dia a dia, buscar informação, tratamento e auxiliar aquele que amamos, é uma das principais bandeiras dessa campanha!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.