Pilates para o homem

Pilates para o homem

O trabalho do método em praticamente todos os músculos do corpo em uma mesma aula tem grandes benefícios para o público masculino

Que o Pilates traz grandes benefícios para a saúde é fato, mas acreditem ou não, mesmo sendo difundido mundialmente ainda há uma certa resistência pelo público masculino, principalmente por aqueles que ainda não conhecem o método.

Um dos porquês disso é que durante as aulas os exercícios são realizados dentro do princípio da contrologia, ou seja são feitos de forma mais lenta, sem explosão muscular o que passa a impressão de uma aula mais leve, entretanto engana-se quem acha que Pilates não tem força, isso eu posso garantir!

Também para a realização dos movimentos é preciso fluidez, um outro princípio do método onde cada repetição acontece como se não tivesse início, meio e fim, passando a idéia de leveza, como se não houvesse esforço físico. Esse aspecto de suavidade pode ainda gerar um certo preconceito pelos machões de plantão.

Certamente toda concentração, controle e fluidez faz as aulas de Pilates ficarem bastante intensas, em especial porque o método, quando bem aplicado irá trabalhar as dificuldades de cada um, sejam elas força, flexibilidade ou mobilidade buscando o equilíbrio do corpo.

Dentre os benefícios do Pilates para homens podemos listar:
Alívio de dores: o trabalho postural promovido pelo método dá o suporte necessário para a musculatura.
Ganho de força: o trabalho muscular durante as aulas é bastante intenso, pois combina isometria e movimento dentro do mesmo exercício, ativando vários músculos ao mesmo tempo favorecendo a definição muscular de todo corpo, especialmente de abdome.
Melhora o desempenho em outros esportes: a flexibilidade, mobilidade e estabilização articular promovidas pelo Pilates otimiza a execução dos movimentos usados em outras atividades físicas como corrida, musculação, crossfit, treino funcional, futebol, entre outros.

Melhora o desempenho sexual: o trabalho respiratório exigido pelo método oxigena todo o corpo, melhora também o fluxo sanguíneo responsável pela distribuição de hormônios no organismo o que aumenta a disposição sexual.
Reduz o risco de câncer de próstata: o desenvolvimento desse tipo de câncer pode ser associado à deterioração de assoalho pélvico, musculatura que é sempre estimulada durante os exercícios.

Ouço muito dos meus alunos homens a mudança de impressão que tinham do Pilates após começarem a fazer as aulas, uma outra coisa que ouço muito também é como a consciência corporal, estabilidade articular e flexibilidade desenvolvidas com a prática melhora a sensação de bem-estar geral no corpo.

Pilates é coisa de homem sim! Seus benefícios posturais auxiliam em todas as atividades, de trabalho a outras modalidades físicas, pois o corpo fica melhor preparado e menos propenso a lesões. Então faça um teste, e não se engane, aqui não tem nada de moleza!

Por Augustus Moraes