Saúde: Podoposturologia

Saúde: Podoposturologia

Correções posturais podem ser realizadas através da planta dos pés

Podoposturologia

A medicina chinesa já considera os pés como uma importante parte do corpo há muitos anos, contendo pontos correspondentes aos órgãos do nosso organismo, tratando e prevenindo doenças através da reflexologia podal. Tendo em vista a importância da planta dos pés a fisioterapia também desenvolveu uma abordagem terapêutica para tratamento de disfunções posturais chamada podoposturologia.

A planta dos pés é o ponto de apoio do corpo em atividades dinâmicas ou estáticas quando estamos em pé, é nosso principal ponto de equilíbrio recebendo a descarga de peso do corpo e o impacto do contato dos pés com o solo. Toda essa pressão e impacto pode ser a origem de uma série de disfunções articulares e posturais que alteram o alinhamento do corpo.

Desenvolvida na França, a podoposturologia identifica quais são os pontos de maior pressão na planta dos pés, através de exames que analisam a maneira como descarregamos o peso do corpo em pé na posição estática e em movimento. Após essa análise é confeccionada uma palmilha com elementos que corrigem esses pontos de pressão, essas correções influenciam diretamente as articulações e melhoram o alinhamento postural.

Cada palmilha é individual e confeccionada especificamente para as necessidades de cada indivíduo, os elementos corretivos inseridos nelas são capazes de mandar informações ao sistema nervoso central proporcionando ajustes mecânicos no corpo que melhoram a postura aliviando também a pressão sobre a planta dos pés, tornozelos, joelhos, quadril e coluna.

Esses fatores combinados aliviam dores nas articulações e podem ainda melhorar o desempenho de atletas em suas atividades físicas, pois através do equilíbrio de estruturas articulares é possível suportar a sobrecarga física sem compensações que levam à lesões.

Por Augustus Moraes

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.