Se manter hidratado no verão é uma questão de saúde

Se manter hidratado no verão é uma questão de saúde

Esperar a sede para ingerir água é um erro cometido por boa parte da população

Dias mais quentes, sol a pino e a garganta fica seca, isso é o seu corpo pedindo por água! A hidratação é de muita importância para a saúde, mesmo em dias mais frios.

Nosso organismo possui cerca de 60% de água, esse percentual varia de acordo com o tempo chegando a 75% a 80% durante a infância e 58% a 60% com o avanço da idade.

A água está presente em todas as reações químicas do corpo, faz parte da estrutura de nossas células, regula a temperatura corporal e ainda auxilia no transporte de oxigênio e nutrientes.

O hábito de beber água durante o dia, esquecido por muitos, é responsável pela absorção de cerca de 47% da quantidade necessária pelo organismo, 14% vem através da respiração celular e 39% através de alimentos, e para funcionar bem nosso corpo precisa estar em perfeito equilíbrio.

Normalmente bebemos água quando sentimos sede, porém esse já é um sinal de possível desidratação, que é causa de cansaço, quedas de pressão, dores de cabeça e dificuldade de concentração, o ideal é hidratar-se durante o dia em pequenas quantidades. Assim como a falta de água faz mal a saúde, seu excesso também não é benéfico pois o corpo perde muito sódio, que em níveis muito baixos pode causar convulsões.

Muito se fala sobre a quantidade de ingestão de líquidos, normalmente o recomendado é entre 2 e 2,5 litros, mas como cada organismo é diferente, existe um cálculo para sabermos a quantidade ideal de água a ser ingerida que é a multiplicação de 35ml por quilos, por exemplo, um indivíduo de 60 quilos deveria beber cerca de 2,1 litros ao dia.

Para praticantes de atividade física a hidratação também é fundamental, pois o suor elimina grande quantidade de água e sais minerais, estudos comprovam que a perda de 10% da água corpórea causa uma elevação do ritmo cardíaco, tonturas, espasmos musculares e problemas renais, fatores de risco para lesões, nesses casos, água de côco ou bebidas esportivas como hidrotônicos facilitam a reabsorção de água e sais minerais.

Beber água deve ser um hábito para manter a saúde, independente da sensação de sede e a melhor forma de manter-se hidratado é através do líquido puro, até mesmo sem gás permitindo sua melhor absorção.

Por Augustus Moraes

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.