Postura ao dormir melhora qualidade do sono

Postura ao dormir melhora qualidade do sono

O descanso está diretamente ligado à qualidade do sono e a postura ajuda no processo saudável

Que uma boa noite de sono contribui para nosso bem-estar é fato, e para que o descanso seja ainda mais restaurador também é preciso pensar na postura enquanto dormimos.

É durante o descanso que nosso corpo se recupera e produzimos hormônios necessários para o bom funcionamento do nosso organismo como insulina (que controla os níveis de glicemia no sangue), GH (hormônio do crescimento) e leptina (responsável pela sensação de saciedade).

Um fato muito comum após uma noite de sono é acordarmos sentindo dores pelo corpo, isso acontece porque nossa postura também é um fator muito importante para a qualidade do descanso, por passarmos horas deitados é preciso respeitar a posição de nossas articulações e as curvaturas fisiológicas da coluna.

A posição ideal para dormir é deitado de lado, mais indicado sobre o lado esquerdo do corpo por beneficiar a drenagem linfática do sistema nervoso central, favorecer a circulação sanguínea e facilitar a digestão.

Também é preciso escolher um colchão com uma boa densidade, que não seja desconfortável mas que não ceda durante a noite, o travesseiro deve receber atenção especial e ter altura suficiente para apoiar a cabeça de forma que nosso pescoço fique em posição neutra. Podemos ainda usar um travesseiro à frente do corpo para apoiar o braço e um outro entre os joelhos.

Portanto, dormir a quantidade de horas necessárias (entre 7 e 8 horas por noite) previne doenças como diabetes, promove a regeneração celular e síntese proteica (ganhamos mais músculos) e ainda ajuda a emagrecer, pois sentimos menos fome com a produção de leptina. Também está comprovado que dormir bem melhora o humor, memória, capacidade de tomar decisões e escolhendo o colchão e travesseiros adequados para manter a postura durante o sono evitamos lesões musculares e articulares.

Por Augustus Moraes

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.