A atividade física é uma ótima aliada no combate à DEPRESSÃO!

A atividade física é uma ótima aliada no combate à DEPRESSÃO!

Esportes como o CrossFit promovem o bem-estar e podem evitar quadros depressivos

Vamos falar de DEPRESSÃO masculina? A depressão é o mal do século e coloca o Brasil como um dos países com a maior prevalência entre nações em desenvolvimento. São mais de 10.4% da população atingida, com um aumento de mortes relacionadas à episódios depressivos, que chegaram a um aumento de 705% nos últimos 16 anos, incluindo o suicídio, que mata mais de 14 mil pessoas por ano no Brasil.

A depressão é recebida com muito preconceito pela falta de informação. Familiares, amigos e parceiros de trabalho não conseguem absorver o real problema e tratam do assunto como uma simples tristeza, mas a depressão vai além disso. Redes sociais, frustrações, comparações, decepções, relacionamentos abusivos, violência, trânsito, fazem com que o estresse chegue à níveis alarmantes, servindo como um gatilho que pode desenvolver quadros depressivos.

Assim como em qualquer doença, descobrir o quadro de melancolia no estágio inicial, pode ser a chave para um tratamento mais eficaz e com menor prejuízo à saúde mental. No auxílio para combater os quadros, atividades físicas representam um importante aliado, que pode reduzir alguns dos seus efeitos, uma vez que promove melhora do sono, aumenta libido, regula pressão arterial e fortalece o sistema imunológico. O esporte físico afasta pensamentos negativos durante a atividade e promove a sensação de prazer horas seguintes, pode ser desenvolvido em diversas situações e em qualquer idade, em grupo ou de forma individual. A atividade física tem um impacto direto sobre o cérebro, principalmente na questão emocional, que pode ser estimulado de forma regular, com esforço sustentado, iniciando de forma suave.

Os exercícios em grupo são ainda mais eficazez, o CrossFit, o funcional, a corrida, entre outros, estimulam exatamente esse tipo de ação. No caso do CrossFit (que pratico), com uma 1h30 de treino (aproximado), ele promove interação, superação e estimula seu corpo a trabalhar na sua capacidade máxima. O celular fica em segundo plano, promovendo uma consciência e concentração para o momento, reduzindo ansiedade e promovendo bem-estar.

Há quase um ano, pratico CrossFit na @crossfitchacara.

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