Como encarar o verão após os abusos das festas de final de ano

Home / Colunas / Como encarar o verão após os abusos das festas de final de ano
Como encarar o verão após os abusos das festas de final de ano

Por Dr. Cézar Augustus
fimdeano-drcezar
Final de ano é inesquecível, não é mesmo? O que comentar das receitas mais fabulosas que aparecem na ceia de Natal e Réveillon: lombo assado, peru, bolos recheados, roscas doces, panetone, tortas, pudins… Nossa realmente é demais! Porém, abusou nas suas refeições? Bebeu demais também? O verão chegou, e agora? Eu lhes digo: se final de ano combina com exageros, certamente os próximos dias, (os do verão), combinam com uma alimentação saudável e, por que não, desintoxicante.
Passo 1 – Confira uma lista com 10 dicas que ajudam a limpar o seu organismo:
detox-dieta
– Água: beba, no mínimo, 2 litros por dia;
– Chá verde e chá branco: com tudo, antes de incluí-los na sua alimentação, consulte um profissional da área nutricional. Caso não possa consumir, prepare sucos e sopas diuréticos;
– Vegetais: invista em couve, couve-flor, brócolis e repolho;
– Temperos: alecrim, cúrcuma e gengibre são temperos que deverão constar em grande parte das suas receitas;
– Frutas cítricas: abacaxi é a melhor opção. Prepare um suco e tome na hora do lanche;
– Uva vermelha: lembre-se que ela precisa ser orgânica, ou seja, livre de agrotóxicos;
– Oleaginosas: consuma nozes, avelãs, amêndoas, castanha-do-pará, castanha-de-caju e macadâmia, porém, tudo com moderação;
– Cereais integrais: comece o seu dia consumindo este tipo de produto. Por serem ricos em fibras, ajudam no funcionamento do organismo;
– Soja e derivados: substitua a tão amada carne pela proteína de soja e os tradicionais queijos por tofu (alimento produzido a partir da soja);
– Peixes: escolha o que você mais gostar. Porém, é sempre bom lembrar que eles devem ser assados.
drenagem-linfatica
Passo 2 – Você pode também, após as festas, fazer seções de drenagem linfática que ajudam na redução das medidas ganhadas e a eliminar as toxinas. Pois esse tipo de massagem estimula o sistema linfático, que é o responsável por jogar fora esses resíduos. Acaba com a retenção de líquidos.
Há pessoas que ficam muito inchadas por causa da retenção de líquidos, essa massagem drena o excesso de líquido no corpo e, consequentemente, o inchaço vai embora. Além disso, o procedimento propicia um bem estar geral para o organismo e os benefícios não são apenas estéticos.
Desfrutar desse tipo de tratamento pode favorecer a uma melhor qualidade de vida, pois melhora a circulação. Ao melhorar o funcionamento do sistema linfático, o sistema circulatório também flui melhor, já que ambos se relacionam.
Passo 3 – Com o corpo novamente em forma, hora de curtir os dias quentes do verão, mas antes lembrem-se:
homem-protetor-solar
– Use filtro solar – a primeira providência antes de encarar o sol é usar o filtro solar a cada duas horas. Ele vai impedir que sua pele seja afetada pelos raios ultravioleta.
– Evite o sol entre 10h e 16h – este período é quando o sol está mais forte e prejudicial.
– Use chapéu com abas, viseira e óculos escuros – o couro cabeludo e os olhos são também áreas que precisam estar protegidas.
– Use antioxidantes antes da aplicação do filtro solar – produtos com vitamina C, vitamina E, entre outros.
– Hidrate a pele- após o sol, capriche na hidratação. Esta etapa é essencial para que a pele não fique ressecada.
E depois de tudo, com o excesso de exposição solar no verão, a pele sofre as consequências, podendo manchar, ressecar ou até ganhar mais linhas finas e rugas; daí é só procurar um médico para fazer um peeling, que ajudam a amenizar esses problemas.

Dr. Cézar Augustus é especialista em Medicina Estética e atende no I9 Hair & Spa, em São Paulo.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.