Família: Educação para o movimento

Home / Colunas / BEM-ESTAR / Família: Educação para o movimento
Família: Educação para o movimento

O incentivo à movimentação correta através de estimulos, reforça a conciencia corporal na criança

Quando somos crianças, normalmente nosso corpo é bem mais flexível e móvel, isso se deve ao fato de ainda estarmos em desenvolvimento. Com o passar do tempo, seja por má postura ou falta de estímulos físicos podemos perder essas características, e o resultado não é muito favorável para nossa saúde.
Muitos dos meus alunos de Pilates me procuram por recomendação médica, normalmente após uma lesão. A partir daí iniciamos um trabalho para que eles retornem à suas atividades da maneira mais funcional possível.
Gosto de pensar e conversar com estes alunos a respeito da educação para o movimento, basicamente ajudá-los a desenvolver uma consciência corporal que possa ser levada para fora do studio e inserida no dia a dia.
Alguns enxergam essa reeducação como uma limitação do movimento, por existir a forma correta de caminhar, correr, sentar-se, carregar peso e até mesmo dormir. Acho importante desmitificar esse pensamento e implementar a idéia de que o movimento consciente é na verdade um grande aliado.
Em uma conversa com uma aluna ela relatou como tem procurado ajudar seu filhote de três aninhos a se movimentar de forma mais saudável, e se impressionou ao perceber como ele tem absorvido essas informações e em como ele gosta de juntar-se a ela na prática de alguns exercícios orientados para fazer em casa.
Acho fantástica essa iniciativa e muito importante estabelecer uma afinidade com atividade física desde cedo, afinal já pensaram em quantas lesões poderiam ser evitadas se a consciência corporal fosse desenvolvida desde a infância?