SAÚDE: 05 Motivos para você aderir ao Pilates

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SAÚDE: 05 Motivos para você aderir ao Pilates


Chegamos na fase 30 e os cuidados com a saúde e o corpo ganham um outro tom, afinal algumas dores surgem, a postura errada começa a incomodar e a coluna, bom essa é uma outra questão. Alinhado a tudo isso tem a mudança hormonal, a dificuldade em manter a tonificação dos músculos e o aumento de gordura, já que o metabolismo desacelera.
Em enquete no feed eu trouxe duas opções de tema para abordar aqui e a favorita dos seguidores foi o PILATES, uma forma mais natural e orgânica de você corrigir inúmeros problemas, que vão da postura, dores, falta de alongamento e tonificação, principalmente da região abdominal. Para falar sobre o tema participei de uma aula experimental no Studio Prisma com Augustus Moraes, e mesmo com todo o trabalho do CrossFit, descobri que tem muito a ser feito – principalmente na questão postural e alongamento (SIM EU PASSEI UMA LEVE VERGONHA!).
Para te animar a conhecer mais sobre a modalidade e trazer um pouco do que eu vivi no estúdio, o coach Augustus descreveu os 05 motivos principais para você recorrer ao Pilates, antes que essa orientação seja médica. Confira:

?? 01. Força – aos 30 começamos a perder força e tônus muscular, o trabalho de estabilização articular no Pilates proporciona o que chamamos de fortalecimento de dentro para fora recrutando muitas fibras musculares através de isometria e controle dos movimentos (contrologia). Esse fortalecimento ocorre de forma global, ou seja vários grupos musculares são ativados dentro de um mesmo exercício.
?? 02. Mobilidade- é muito comum depois dos 30 a diminuição dos movimentos no corpo, aquela sensação de estar mais travado. A mobilidade associada ao alongamento de grupos musculares encurtados melhora a qualidade dos movimentos e está sempre presente nas aulas.
?? 03. Postura – o trabalho de equilíbrio de cadeias musculares melhora a postura realinhando o corpo em pouco tempo de prática, esse efeito postural além de melhorar a imagem corporal também proporciona o alívio de dores pelo corpo muito comuns aos 30.
?? 04. Lesões – normalmente os alunos tem uma faixa etária um pouco mais avançada e procuram o método por recomendação médica após uma lesão. Começamos a sentir mais o peso da sobrecarga no corpo aos 30 e essas dores podem ser indícios de lesões em formação. Com o Pilates podemos agir de forma preventiva, evitando quadros mais graves como hérnias de disco na coluna ou desgaste irregular de cartilagens.
?? 05. Estresse – aos 20 começamos a buscar nossos caminhos já com a idéia de que aos 30 estaremos com a vida resolvida. Essa expectativa pode gerar muita ansiedade que associada à correria da vida profissional pode ser muito estressante, o Pilates ajuda a combater isso pois é preciso estar concentrado em cada movimento durante as aulas, entendendo o que cada exercício está trabalhando no corpo, essa concentração associada ao trabalho respiratório e liberação de endorfinas durante o exercício promove a sensação de relaxamento e alívio do estresse, lembrando-se sempre de uma célebre frase para a prática “realize o seu exercício com o mínimo de esforço e o máximo de prazer”, finaliza Augustus.
Aos 30 é importantíssima a atenção redobrada ao corpo, não apenas no aspecto físico, mas em sua saúde. Praticar todo e qualquer exercício físico com orientação de um profissional, transforma sua vida em diversos aspectos. O Pilates é mais uma ferramenta, que pode estar associado com outras modalidades, complementando seu treino e trazendo uma consciência corporal para seu exercício, seja na dança, na musculação ou até no CrossFit, melhorando os resultados e evitando as famosas lesões.

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